ADQUIRA JA JA

JáCotei - Compare as melhores ofertas!

quinta-feira, 8 de abril de 2010

DAKOTA FANNING

Dakota Fanning

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Dakota Fanning
Fanning em janeiro de 2009.
Fanning em janeiro de 2009.
Nome completoHannah Dakota Fanning
Nascimento23 de Fevereiro de 1994(16 anos)
ConyersGeórgia
OcupaçãoAtriz
Altura1,59 m
Trabalhos notáveisI Am SamWar of the Worlds
Página oficial
IMDb
Hannah Dakota Fanning (Conyers23 de fevereiro de 1994) é uma atriznorte-americana.

Índice

 [esconder]

[editar]
Biografia

Hannah Dakota Fanning, nasceu em 1994, seu pai, Steven Fanning, era jogador de beisebol e atualmente trabalha como vendedor de eletrônicos em Los Angeles, e sua mãe Joy Fanning era jogadora profissional de tênis. Sua mãe queria colocar o seu nome de "Hannah" mas seu pai queria "Dakota", então ficou Hannah Dakota Fanning e desde então, ela usa Hannah entre amigos e família. Dakota tem uma irmã menor que se chama Elle Fanning, que também está em vários filmes com ela.[1]
Quando era pequena, freqüentava um teatro onde apresentava semanalmente uma peça para os pais. Os organizadores logo reconheceram o talento de Dakota e aconselharam seus pais a procurarem um agente. Seguiram-se aparições nas séries "E.R. - Serviço de Urgência", "Ally McBeal", "C.S.I", "Spin City" até Dakota estrear no cinema, com apenas 6 anos, no filme "Uma Lição de Amor (atuação com Maddie)" em 2000. Em 2004 esbanjou o seu talento ao interpretar a pequena Lupita Martin Ramos ao lado de Denzel Washington em Man on Fire(Chamas da vingança).
Já a viver em Los Angeles, Dakota surgiu em inúmeros papéis, incluindo a participação na série produzida por Steven Spielberg"Taken". Em 2005, estreou três filmes: "Amigo Oculto", "Nine Lives", "Guerra dos Mundos", e uma dublagem para a animação "Lilo & Stitch 2: Stich Deu Defeito.".
Em 2009 já adolescente interpreta a jovem vampira Jane Volturi em Lua Nova, segunda parte de Crepúsculo. Atualmente está nas gravações de Eclipse, terceira parte da série na qual interpreta a mesma personagem previsto para 2010. Provavelmente a atriz será chamada para participar também de Amanhecer, quarta parte de Crepúsculo.

[editar]
Filmografia

[editar]Filmes

AnoTítuloPersonagem
2001I Am SamLucy Diamond Dawson
Father XmasClairee
Tomcats
2002TrappedAbigail Jennings
Sweet Home AlabamaMelanie (jovem)
Hansel e GretelKatie
2003The Cat in the HatSally
Grande Menina, Pequena MulherLorraine Scheleine "Ray"
Kim Possible: A Sitch in TimePreschool Kim (voz)
2004Man on FireLupita Martin Ramos
2005Nine LivesMaria
O Amigo OcultoEmily Callaway
Guerra dos MundosRachel Ferrier
Lilo & Stitch 2Lilo (voz)
DreamerCale Crane
2006A Menina e o PorquinhoFern
2007HounddogLewellen
CutlassLacy
2008CoralineCoraline Jones (voz)
Winged CreaturesAnne
Hurricane Mary
A Vida Secreta das AbelhasLily Owens
2009HeróisCassie Holmes
Lua NovaJane Volturi
2010The RunawaysCherie Currie
EclipseJane Volturi

[editar]Séries

Ano'Título OriginalPersonagem
2000E.R.Delia Chadsey
Ally McBealAlly (5 anos)
Strong MedicineEdie´s Girl
CSI: Crime Scene InvestigationBrenda Collins
The PracticeAlessa Engel
Spin CityCindy
2001Malcolm In the MiddleEmily
The Fighting FitzgeraldsMarie
Family GuyLittle Girl
The Ellen ShowEllen (jovem)
2002TakenAllie Keys
2004Justice LeagueMulher Maravilha
(jovem)
FriendsMackenzie

[editar]
Curiosidades

Broom icon.svg

Seções de curiosidades são desencorajadas sob as políticas da Wikipédia.
Este artigo pode ser melhorado integrando-se itens relevantes e removendo-se osinapropriados.
  • Iniciou a carreira aos 5 anos, trabalhando em comerciais.[2]
  • Aos 8 anos se tornou a mais jovem indicada ao Screen Actors Guild Award, por sua atuação em Uma Lição de Amor(2002).[carece de fontes]
  • Dakota Fanning usou uma peruca castanho-escura para interpretar a personagem Emily Callaway, no filme Hide and Seek (O Amigo Oculto). Apesar de ter apenas 9 anos e completar 10 durante as filmagens, Dakota já havia trabalhado muito, o que motivou a equipe de cabeleireiros e produtores do filme a mudar seu visual para este filme.
  • Em 2009 foi considerada pela revista Forbes como a terceira mais rentável jovem de Hollywood.[carece de fontes]
  • Foi convidada para interpretar Jane em Lua Nova, continuação de Crepúsculo, pelo diretor do filme (Chris Weitz).
  • É membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, tendo assim direito a votar no Oscar.
  • Dakota já foi extremamente elogiada por colegas de trabalho. Boaz Yakin, diretor do filme Uptown Girls (Grande Menina, Pequena Mulher) disse: "Dakota é realmente admirável, ela encara as coisas do ponto de vista do caráter e pode-se discutir com ela como se estivesse falando com uma pessoa de 40 anos. E ela realmente atua muito bem - no nível de Tatum O'Neal em Lua de Papel e Anna Paquin em O Piano. É um filme diferente, mas seu nível é realmente alto". Brittany Murphy, sua colega de elenco do mesmo filme disse: "Não falemos em idade. Dakota é uma das pessoas mais extraordinárias que já conheci. É ótimo tê-la como amiga. Ela é esperta, super inteligente - um encanto!".
  • Tony Scott e o produtor Lucas Foster escolheram Dakota Fanning para o papel de Pita no filme Chamas da Vingança, depois de verem seu trabalho ao lado de Sean Penn no drama Lição de Amor. "Dakota está entre as atrizes mais talentosas com quem já trabalhei e ela só tem nove anos!" disse Tony. Foster disse: "Ela é como o sol - uma explosão de energia". Scott completa: "Dakota é impressionante - ela tem nove anos, mas parece que vai fazer dezenove. Ela tem uma compreensão instintiva da natureza humana. Ficávamos vendo Denzel improvisar ou mexer e adaptar cenas de maneiras diferentes, e ela sempre era capaz de ir atrás, no jeito dele".
  • Kurt Russel chegou afirmar que Dakota era a melhor atriz com quem já havia trabalhado em toda a carreira. Mais até do que Meryl Streep. Durante as filmagens de Dreamer (Sonhadora), Russel comprou para Dakota Fanning um verdadeiro cavalo Palomino, que recebeu o nome de Goldie.
  • "Dakota é uma mistura de Judy Garland em 'O Mágico de Oz' e Meryl Streep", comparou Mike Myers ("Austin Powers"), que trabalhou com ela em "O Gato" (The cat in the hat), em 2003.
  • Após as gravaçoes de The Runaways ela e Kristen Stewart viraram grandes amigas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails