ADQUIRA JA JA

JáCotei - Compare as melhores ofertas!

sexta-feira, 30 de abril de 2010

HALLE BERY









Halle Berry

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Halle Berry
Halle Berry em 2004
Halle Berry em 2004
Nome completoHalle Maria Berry
Nascimento14 de agosto de1966 (43 anos)
ClevelandOhio
NacionalidadeEstados Unidos Estadunidense
OcupaçãoAtriz
Trabalhos notáveisA Última Ceia
Trilogia X-Men
A Senha: Swordfish
007 - Um Novo Dia Para Morrer
Atividade1991 - atualmente
Óscares da Academia
2002 - A Última Ceia (Melhor Atriz (principal))
Emmy Awards
2002 - A Última Ceia (Melhor Atriz)
Prémios Golden Globe
1999 - Introducing Dorothy Dandridge (Melhor Atriz (minissérie ou filme para televisão)Golden Globe icon.svg
Página oficial
IMDb(inglês) (português)
Halle Maria Berry (Cleveland14 de agosto de 1966)[1] é uma atriz estadunidense vencedora dos prêmios OscarGlobo de OuroUrso de PrataEmmy e Framboesa de Ouro, mais conhecida por interpretar "Tempestade" na trilogia X-Men.

Índice

 [esconder]

Biografia

Antes de iniciar a carreira de atriz, Halle Berry disputou o título de Miss USA em 1986; terminou em segundo lugar no concurso, vencido pela texana Christy Fichtner (também segunda colocada no Miss Universo 1986).[2] No mesmo ano, Berry também disputou por seu país o título de Miss Mundo e ficou em sexto lugar; a coroa ficou com a candidata de Trinidad e TobagoGiselle LaRonde.[3] Apesar das dificuldades enfrentadas desde cedo por sua família, Halle conseguiu se formar em jornalismo no Cuyahoga Community College, em Ohio. Entretanto, nunca chegou a exercer a profissão.
Em 1989, a atriz descobriu ser portadora de diabetes (tipo 1), antes de gravar suas primeiras cenas numa série da TV americana, a Living Dolls. Certa vez, inclusive, desmaiou por causa da doença nos sets de filmagem da série. Além disso, a atriz perdeu 80% da audição no ouvido direito após apanhar de um ex-namorado, na década de 1990.[4]
Em 2002, ao conquistar o Oscar de melhor atriz com uma interpretação no filme Monster's Ball(A Última Ceiabr/Depois do Ódiopt), Berry entrou para a história do cinema como primeira negraa ganhar a categoria principal de atriz do disputado prêmio. No mesmo ano se tornou a primeira atriz premiada com o Oscar a fazer uma bond girl, Jinx, num filme de James BondDie Another Day (007 Um Novo Dia Para Morrerbr/007 - Morre Noutro Diapt).
No ano seguinte, Halle Berry fez uma ponta no vídeo musical da canção "Behind Blue Eyes", da banda Limp Bizkit. A canção fazia parte da trilha sonora do filme Gothika, no qual ela atuou.
Halle já foi casada com David Justice e Eric Benét, e namora o modelo Gabriel Aubry desde2005, com quem teve uma filha nascida em 16 de março de 2008, Nahla Ariela Aubry. Em outubro do mesmo ano, a atriz foi eleita a mulher mais sexy do mundo pela revista Esquire.[5]


Filmografia


Principais prêmios e indicações

Óscar
AnoCategoriaFilmeNotas
2002Melhor Atriz (principal)Monster's Ballvencedora
Golden Globe Awards Golden Globe icon.svg
AnoCategoriaFilmeNotas
1999Melhor Atriz (minissérie ou filme para televisão)Introducing Dorothy Dandridgevencedora
Urso de Ouro
AnoCategoriaFilmeNotas
2002Melhor AtrizMonster's Ballvencedora
Emmy
AnoCategoriaFilmeNotas
2002Melhor AtrizMonster's Ballvencedora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails