ADQUIRA JA JA

JáCotei - Compare as melhores ofertas!

terça-feira, 15 de junho de 2010

EVAN RACHELL WOOD
















Evan Rachel Wood

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Tango-nosources.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência (desde março de 2009)
Ajude a melhorar este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto ou em notas de rodapéEncontre fontes: Google — newsbooksscholarScirus
Evan Rachel Wood
Wood no Tribeca Film Festival de 2009.
Wood no Tribeca Film Festival de 2009.
Nascimento7 de setembro de 1987 (22 anos)
RaleighNorth Carolina
 Estados Unidos
Atividade1994–presente
Evan Rachel Wood (Raleigh7 de setembro de 1987) é uma atriz e cantora norte-americana. Começou a atuar na década de 1990, atuando em séries televisivas, comoAmerican Gothic e Once and Again.
Wood atuou como protagonnista pela primeira vez em Little Secrets, de 2002, e foi nomeada a um Globo de Ouro por seu papel em Aos Treze, onde foi elogiada pela crítica. Desde então, tem estrelado filmes independentes, como Garotas Malvadas e Vale Proibido.
Foi descrita pelo jornal britânico The Guardian como uma das melhores atrizes de sua geração. [carece de fontes]

Índice

 [esconder]

[editar]Biografia

[editar]Família e educação

Nascida em RaleighCarolina do Norte, Wood é filha de Ira David Wood III, um premiado ator, cantor, diretor de teatro e compositor, e de sua esposa, Sara Lynn Moore, também atriz. Ela tem um irmão mais velho, Ira David Wood IV, que também a ator, e uma meia-irmã, Dana, filho de sua mãe e de seu primeiro marido. Evan Rachel Wood é judia.
Rachel e seus irmão cresceram envolvidos pelo teatro, devido à atuação de seu pai. Com poucos meses de vida, apareceu na produção deA Christmas Carol. Mais tarde atuou como Helen Keller, em uma produção de The Miracle Worker, dirigida por seu seu pai.
Wood recebeu educação em casa, por ter sofrido bullying, e recebeu seu diploma de ensino secundário aos quinze anos. É faixa preta emTaekwondo e gosta de cantar, tendo gravado as canções "Christmas Isn't Christmas Without You" e "Silver and Gold" ao lado de outros artistas. Wood está pensando em retomar aos estudos, fazendo cursos universitários, mas não quer se dedicar à uma educação de tempo integral.

[editar]Carreira

Em 1994 perdeu o papel de Claudia em Entrevista com o Vampiro para Kirsten Dunst. Em 1996 mudou-se para Los Angeles, onde encontrou o sucesso. O seu papel mais famoso até à data é o de Tracy em Thirteen (2003), para o qual foi nomeada para um Golden Globe Award. Em2005 apareceu no vídeo musical da música da banda Green Day.

[editar]Vida pessoal

Em 2006, Wood namorou o ator inglês Jamie Bell, que trabalhou ao lado dela no video clipe da música "Wake Me Up When September Ends", da banda Green Day. Ela é amiga do ator Joseph Gordon-Levitt.
Em 2007, a relação de Wood com o polêmico roqueiro Marilyn Manson tornou-se pública. Os dois se conheceram em uma festa do hotelChateau Marmont; Wood disse que ela foi atraída pelo freqüente uso de maquiagem preta nos olhos de Manson, que estava recentemente divorciado de Dita Von Teese. Ela descreve a relação como "saudável e amorosa". Marilyn Manson já pintou dois quadros de Wood, e ambos estão expostos em uma galeria.
Wood foi também a inspiração de Manson atrás da canção Heart-Shaped Glasses, tendo feito sexo com ele no video clipe da canção. Ela tornou-se assim a atriz de clipes mais bem paga de toda a história. Recentemente a atriz e o cantor reataram o namoro.
Ela tem três tatuagens: a letra J em seu tornozelo (referente a Jamie Bell); uma tatuagem referente à banda The Beatles em seu outro tornozelo; e um coração negro com uma flecha relâmpago em sua coxa. O coração representa seu amor por Manson, e a flecha é parte do escudo da banda.

[editar]Filmografia

AnoTítuloPapelObservações
1995A Father for CharlieTessafeito para televisão
1998Da Magia à SeduçãoKylie Owens
O Poder da EmoçãoHarriet Frankovitzlançamento limitado
1999Down Will Come BabyRobin Garrfeito para televisão
2002Little SecretsEmily Lindstrom
S1m0neLainey Christian
2003DesaparecidasLily Gilekson
Aos TrezeTracy Louise FreelandNomeada ao Globo de Ouro
2005Garotas MalvadasKimberly JoyceLançamento limitado
The Upside of AngerLavender 'Popeye' Wolfmeyer
2006Correndo com TesourasNatalie
Vale ProibidoTobeLançamento limitado
O Rei da CalifórniaMelinda
Asterix and the VikingsAbbaLançamento limitado
2007The Life Before Her EyesDiana (jovem)Completo
Across the UniverseLucyCompleto
TerraMala (voz)Pós-produção
2008The WrestlerStepanhie
2009Whatever WorksMelodie
Phantasmagoria: The Visions of Lewis CarrollAlice
True Blood (série de tv)Sophie-Anne Leclerq

[editar]Premiações

  • 2003 - Recebeu uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Atriz, por "Aos Treze"
  • 2003 - Recebeu uma indicação ao MTV Movie Awards de Melhor Revelação Feminina, por "Aos Treze"

[editar]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails